Representantes do Senac reuniram-se com o superintendente de Gestão de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura e com os secretários de Cidadania e Desenvolvimento Social, Educação e Turismo para apresentar o trabalho da instituição e expor as possibilidades de trazer os cursos de capacitação para Ubatuba.
São programas nas áreas de desenvolvimento social e local, turismo, as, saúde, gestão da informação e economia. Os projetos são “sob medida”, ou seja, o Senac é capaz de adaptar o curso de acordo com a realidade e a necessidade do município sem prejudicar o conteúdo.
A ideia surgiu a partir de uma associação de bairro do município, que contratou uma das propostas do Senac para desenvolvimento local e encaminharam para Prefeitura.
“A ideia é incentivar o desenvolvimento de agentes para que tenham condições de estabelecer um diálogo com a Prefeitura e entender as prioridades do município e serem contribuintes para o desenvolvimento local de forma direta”, Fábio Souza, representante do Senac.
“O intuito é que eles não somente esperem do poder público, mas que possam movimentar para se tornarem agentes contribuintes” completou Eduardo Junqueira, executivo de contas do Senac.
O secretário adjunto de Cidadania e Desenvolvimento Social, Vanderlei Amorim, apreciou as propostas da instituição cujo foco é a geração de emprego e renda direta, observando as opções e analisando quais as alternativas seriam viáveis para Ubatuba.
Já para o secretário municipal de Turismo, Luiz Bischof, o maior interesse é quanto ao investimento no receptivo, pois além do movimento turístico natural, no final do ano, Ubatuba voltará a receber cruzeiros marítimos.
“Estamos elaborando o Plano Municipal de Turismo. Já estamos na segunda fase, pois o inventário já está pronto. Nosso objetivo é desenvolver pessoas, melhorando a estrutura e capacitando mão de obra do município”, afirmou Bischof.
O secretário municipal de Educação, Hélio José de Paula, reconheceu a importância do investimento na capacitação dos profissionais, visualizando a valorização dos funcionários da rede, e também as facilidades que o Senac proporciona na realização de iniciativas, como as capacitações e palestras da Semana da Educação. “Nosso objetivo é o fortalecimento de vínculo. É incentivar o profissional para que ele, cada vez mais, ajude a construir uma imagem sólida e uniforme da Rede Municipal de Ensino.
De acordo com o interesse e a necessidade de cada pasta, os secretários irão solicitar reuniões direcionadas a seus interesses.