![](https://www.ubatuba.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/2/2017/09/Destaque_setembro_amarelo-770x416.jpg)
Os procedimentos terapêuticos, a interpretação de sinais de risco de suicídio e a automutilação de adolescentes são assuntos a serem tratados na capacitação que a secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba realiza nesta quinta-feira, 28 de setembro, no Salão da Igreja São Francisco – Av. Thomaz Galhardo, n. 1106 – Centro, das 8 às 17 horas.
Profissionais da rede de saúde municipal e privada e demais interessados estão convidados a participar da atividade, que faz parte da campanha “Setembro Amarelo”. O objetivo da iniciativa é quebrar tabus, esclarecer e conscientizar a população sobre as causas do suicídio e estimular ações de prevenção.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos. Depressão e outros transtornos mentais, abuso de álcool e outras drogas, estresse e pressão pela imposição de padrões sociais estão entre as principais causas de suicídio, que vem aumentando principalmente entre a população jovem.
Detalhes da programação
Local: Salão da Igreja São Francisco – Av. Thomaz Galhardo, 1106 – Centro
28 de setembro – 8 às 12 horas
– Terapia medicamentosa utilizada no suicida em potencial, dr. Joaquim Machado Júnior, psiquiatra e psicanalista
– Interpretações de sinais e comportamento de risco frente a ideação de suicídio, Olivia Samersla, enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Ubatuba
28 de setembro – 14 horas
– Cutting e automutilação de adolescentes, dra. Marcela Pellegrino, psiquiatra infantil