Entre os dias 8 e 10 de dezembro, Ubatuba sediará a Festa do Fandango Caiçara, que reunirá mais de 80 membros de grupos culturais caiçaras vindos das cidades de Cananéia e Iguape, em São Paulo, Guaraqueçaba e Paranaguá, no Paraná, e Paraty, no Rio de Janeiro, além de Ubatuba. O evento tem o apoio cultural da Prefeitura de Ubatuba, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e da Companhia Municipal de Turismo (Comtur).
A realização é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura e do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba, por meio do projeto “Ô de Casa: Mobilização, Articulação e Salvaguarda do Fandango Caiçara”. Ela conta também com o apoio do Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA), Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), Instituto Argonauta e Instituto Bacuri, entre outros.
A programação da festa inclui exposições, dança, música, contação de causos, reuniões e debates que acontecerão no Sobradão do Porto de Ubatuba (praça Anchieta, 38 – Centro), além de um ato pela salvaguarda da canoa caiçara, a ser realizado na praia da Barra Seca. Confira a programação completa:
08/12 – Sexta-feira – Sobradão do Porto
10h00 – Abertura das exposições
11h00 – Oficinas
15h00 – Roda de conversa
17h00 – Lançamento da Campanha do FCT+10 Fórum de Comunidades Tradicionais – Angra, Paraty e Ubatuba
19h30 – Abertura oficial com a Folia do Divino de Ubatuba e Encontro de contadores de causos
20h00 – Apresentação dos grupos de dança
22h00 – Baile
09/12 – Sábado
*Praia da Barra Seca
11h00 – Vivência da canoa caiçara – Ato pela salvaguarda da canoa caiçara
*Sobradão do Porto
15h30 – Reunião do Comitê Provisório de Salvaguarda do Fandango Caiçara (Iphan)
17h00 – Instauração do Comitê Permanente de Salvaguarda do Fandango Caiçara
20h00 – Apresentação de grupos de dança
22h00 – Baile
10/12 – Domingo – Sobradão do Porto
10h00 – Oficina de danças
12h00 – Almoço de encerramento com fandango