A secretaria de Turismo, juntamente com a empresa Urbatec, vencedora da licitação, realiza a terceira rodada de oficinas com a comunidade para a elaboração do Plano Municipal de Turismo nas regiões centro oeste, norte e sul.
Os encontros acontecem na primeira semana de fevereiro. No dia 04, na Escola Municipal do Poruba; no dia 05, na sede da Admnistração da Regional Sul (Maranduba) e no dia 06, na Câmara Municipal de Ubatuba – todas com início às 19 horas.
“A participação da sociedade e muito importante. O Plano vai direcionar o turismo da cidade para os próximos três anos. Após esse período, deverá ser revisto”, afirmou o secretário da pasta, Luiz Bischof. Ele ainda acrescentou que todo o processo está sendo realizado com verba prevista no Dadetur.
Após o encerramento das oficinas, o documento será apresentado em uma reunião do Conselho Municipal de Turismo para, então, ser encaminhado à Câmara Municipal para Audiência Pública seguida de aprovação.
O PDITS – Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável é uma solicitação do Governo do Estado através da Lei Complementar nº 1261/15, que estabelece condições e requisitos para a classificação de estâncias e de municípios de interesse turístico a fim de que possam receber os recursos do fundo de melhorias das estâncias.
Uma das exigências da nova lei é que as estâncias utilizem 15% dos recursos em serviços de promoção, capacitação e divulgação das cidades, sendo essa uma iniciativa pioneira.
O resultado irá compor o diagnóstico de Ubatuba quanto a sua oferta de serviços e norteará os investimentos municipais no turismo da cidade.