![](https://www.ubatuba.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/02/Aula-Inaugural-educação-3-scaled-e1580995844666-770x514.jpg)
Aproximadamente 1400 pessoas entre gestores, professores, agentes educacionais e monitores de alunos participaram da aula inaugural de 2020 da Rede Municipal de Educação de Ubatuba, realizada na última segunda-feira, 03 de fevereiro.
Para atender todo esse público, o local escolhido foi o Teatro Municipal “Pedro Paulo Teixeira Pinto”, que teve seus lugares ocupados nos três períodos em que aconteceu o evento.
Os períodos da manhã e da tarde foram dedicados aos professores, que foram recepcionados ao som do grupo “Sons da Lira”, conjunto musical composto por membros da Banda Lira Padre Anchieta e que interpretam canções da música popular brasileira.
Em todos os períodos, a secretária municipal de Educação, Pollyana Gama, fez uma explanação, com dados atualizados, sobre assuntos como o orçamento da secretaria de educação, alimentação escolar, transporte escolar, manutenção, índices de aprendizagem e avaliação dos funcionários sobre as ações da pasta. Ela finalizou apresentando a página da secretaria de Educação na Internet, que está hospedada no site da Prefeitura e que servirá como fonte de informação direta à população.
Palestra e apresentação
Dr. Augusto César Maia foi o convidado escolhido especialmente para o evento. Com o tema “A identidade, autoimagem e autoestima do educador”, o psicólogo, escritor e palestrante falou sobre a construção da identidade do educador, posicionando, de maneira sócio-histórica, o papel do educador nos vários períodos da história humana, até chegar aos dias atuais.
A parte lúdica/cultural ficou por conta do músico Chico Teixeira, que cantou e encantou com sua participação, pontuando a importância de incluir a música no trabalho pedagógico das escolas, alternando sua fala com apresentação de grandes sucessos da Música Popular Brasileira, como “Romaria” e “Tocando em Frente”.
Agentes Educacionais, Monitores e Estagiários
O período da noite foi especialmente dedicado aos agentes educacionais, monitores de escola e estagiários que pertencem à rede.
Eles também foram recepcionados pelo grupo “Sons da Lira” e, em seguida, o evento teve início com a formatura de 350 agentes educacionais que participaram, ao longo do ano de 2019, do curso de “Primeiros Socorros” ministrado pelo Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) de Ubatuba.
Durante sua fala, a enfermeira e coordenadora do SAMU, Jussara Ribeiro, destacou a importância de estar preparado para a eventual necessidade de usar técnicas de primeiros socorros até a chegada do resgate e de como estava orgulhosa em ter participado da formação de tantas pessoas, que agora estavam “aptas a salvar vidas”.
Pollyana Gama iniciou sua fala com uma dinâmica, envolvendo boa parte dos presentes. Em seguida, fez a explanação sobre a pasta e as expectativas para 2020.
A palestrante da vez foi a professora Luciana De Oliveira Rocha Magalhães, que falou sobre “A importância do apoio escolar: desafios e possibilidades”.
Com 20 anos de experiência administrando uma escola inclusiva, Luciana é atualmente membro do conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência de Taubaté e professora em nível de graduação e pós-graduação na área da pedagogia, além de cursar Doutorado na área de Psicologia da Educação na PUC de São Paulo.