Dentro de poucos meses os moradores do bairro do Puruba poderão usufruir de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente reformada. As obras tiveram início nesta segunda-feira (21) e contemplarão a troca do telhado, do sistema elétrico e do forro, bem como a pintura do imóvel e a instalação de uma nova caixa d’água de 5 mil litros.
A previsão de conclusão das melhorias é de três meses e, durante esse período, os atendimentos da UBS foram transferidos para a sede da Regional Norte, que fica ao lado do posto de saúde. Apenas a aplicação de vacinas e a coleta de exames preventivos estão suspensas no local até que as obras sejam finalizadas. A medida é necessária para manter a segurança sanitária durante a vacinação e a privacidade das mulheres na realização dos exames.
No período de execução da obra, os moradores do bairro podem procurar outras unidades de saúde para a aplicação de vacinas, principalmente contra a Covid-19. Para a realização do exame preventivo é indicado a coleta no Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Postão da Avenida Rio Grande do Sul.
A secretária de Saúde, Sheila Barbosa, ressaltou a importância dos investimentos para a população. “Os ganhos são enormes e as melhorias nas unidades de saúde valorizam os usuários e os colaboradores, oferecendo uma estrutura digna para os profissionais trabalharem e para os usuários serem atendidos e acolhidos com mais conforto e segurança. Os investimentos motivam a todos atuarem juntos em prol de uma saúde melhor”, declarou a secretária que esteve conferindo pessoalmente o início das obras no Puruba.
UBS do Perequê-Açú e Perequê-Mirim
No mês de janeiro, a prefeitura retomou as obras da Unidade Básica de Saúde do bairro do Perequê-Açú, com previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano. O objetivo da Secretaria de Saúde é expandir as equipes de atendimento e implantar o horário estendido na unidade, com funcionamento das 7h às 19h.
Outra novidade refere-se à reforma no posto do bairro do Perequê-Mirim que deve começar em breve. Segundo a secretária, o imóvel precisa de adequações de acessibilidade e melhorias na estrutura física do espaço.