A pré-conferência dos caiçaras da região sul de Ubatuba já tem nova data: agora ela será realizada na terça-feira, 19 de abril, às 18 horas, na Escola Municipal Nativa Fernandes de Faria. O endereço é rua José Pedro, 80, bairro Sertão da Quina.
O evento é preparatório à I Conferência Municipal de Comunidades Tradicionais, que envolve caiçaras, quilombolas e indígenas, e tem o objetivo de promover o debate, as reflexões e o encaminhamento de pautas relevantes das comunidades tradicionais do município; promover a valorização e salvaguarda das comunidades tradicionais, bem como o fortalecimento dos direitos e do desenvolvimento sustentável dessas; fortalecer a presença do Poder Público Municipal nos territórios das comunidades tradicionais; promover a sustentabilidade local e a igualdade de oportunidades a todos; avaliar os avanços, os desafios e as perspectivas de políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais; organizar as diretrizes para elaboração do I Plano Municipal das Comunidades Tradicionais de Ubatuba.
Além de eleger delegados e delegadas para a conferência municipal, os participantes da pré-conferência aprofundam debates em torno aos seguintes eixos temáticos:
I – Cultura e Identidade
II – Trabalho e Renda e Pesca Artesanal
III – Saúde e Saneamento Básico
IV – Educação, Inclusão Digital e Esportes e Lazer
V – Assistência Social e Soberania Alimentar e Nutricional
VI – Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
VII – Infraestrutura e Direito ao Território
VIII – Transporte e Segurança Pública
A atividade na região sul encerra o ciclo de pré-conferências, que reuniu indígenas das aldeias Boa Vista, Rio Bonito, Akaray Mirim e Renascer, quilombolas da Fazenda, Caçandoca, Sertão do Itamambuca e Camburi, e caiçaras das regiões Central (Centro, Centro-Sul e Centro-Norte) e Norte.
Conferência municipal
A Comissão Organizadora da I Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais se reunirá na terça-feira, 11/04, às 14h30, na Secretaria de Educação (rua Gastão Madeira, 101 – Centro).
A pauta inclui a alteração da data da conferência municipal, a preparação da programação detalhada do dia, proposta de regimento, credenciamento de delegadas/os e a lista de órgãos, fundações, institutos e entidades a participar como convidadas.