A próxima quarta-feira (4) será marcada pelo lançamento do projeto “Caminhos Tradicionais do Litoral Norte” – Edição Quilombos da Fazenda, Itamambuca e Cambury – em parceria com as secretarias de Educação e Turismo de Ubatuba e a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.
Na parte da manhã, Diana Poepcke e Andre Bazannella (Iphan) promovem uma roda de conversa com educadores na EM Presidente Tancredo de Almeida Neves a partir das 10 horas; já no período da tarde, os mediadores realizam uma roda de conversa com os guias de turismo com início às 17 horas. Ambos eventos são abertos ao público e gratuitos.
Trata-se de um programa de cartografia interativa financiado pelo PROAC, que mapeou por meio da história oral antigas trilhas entre quilombos.
Mais sobre a iniciativa
O projeto “”Caminhos Tradicionais do Litoral Norte” pesquisou e mapeou os caminhos e trilhas utilizados por três comunidades quilombolas antes da construção da BR-101, no final dos anos 60.
A partir das entrevistas com os integrantes mais antigos das comunidades, foi possível identificar os modos de viver no território a partir da década de 40 e mapear as principais trilhas de servidão do Litoral Norte de São Paulo, que eram fundamentais para a sustentabilidade e para o cotidiano das comunidades. Por meio delas eram feitas as barganhas de mantimentos e utensílios, as visitas aos parentes e, até mesmo, os enterros de um ente querido.
Os caminhos identificados durante a pesquisa estão apresentados com uma demarcação simbólica neste mapa, sendo que muitos deles não são mais transitáveis. O mapa possui recursos interativos que nos direcionam para vídeos e para a interação com objetos de realidade aumentada que tem como objetivo fortalecer o turismo de base comunitária.
O material identificado durante a pesquisa será transformado em um banco de dados online, onde os usuários poderão saber mais sobre modos de fazer, culinária típica e rotas geográficas das comunidades, entre outros.
Visite o site www.caminhostradicionais.com.br e saiba mais.
ProAC
O “Caminhos Tradicionais do Litoral Norte” foi proposto pela ConectaMUS, em parceria com o Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba, o projeto foi contemplado pelo Edital ProAc 15/2019 de Economia Criativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.