O curso de manejo apropriado da água, com o tema Princípios básicos – planejamento e tecnologias integradas, foi realizado na Escola Municipal José Belarmino Sobrinho, no bairro Puruba. A programação teve início em junho e foi encerrada no último domingo, dia 18 de setembro, com aulas teóricas e práticas que buscaram estimular a reflexão sobre os usos da água e promover soluções ecológicas comunitárias.
No total foram realizados 8 módulos temáticos, com carga horária total de 48 horas de curso. Todos os módulos foram coordenados por professores especializados no tema e todos os temas relacionados à saúde humana e ambiental, boas práticas para utilização do recurso hídrico e soluções para maior qualidade das águas e respeito ambiental.
Participaram do curso 50 alunos, moradores dos bairros Praia do Puruba, Cambucá, Prumirim, Ubatumirim, Estaleiro, Itamambuca, Lázaro, Corcovado, Perequê Mirim, Centro, Estufa, Jardim Carolina, Horto, Pereque-Açu e também de outros municípios.
Foram feitas aulas teóricas e práticas num percurso temático que abrangeu o reconhecimento e ressignificação da importância da água na vida, cotidiano e nos bairros. A identificação, observação dos rios, o ciclo hidrológico e contexto ambiental. A formação das águas no ambiente costeiro, a redução de consumo no dia a dia, o planejamento comunitário do uso e da captação, o aproveitamento da água da chuva, o uso de produtos limpeza ecológicos e por fim, a natureza do esgoto e formas eficientes e ecológicas de disposição e tratamento de efluentes.
A coordenadora do projeto, Lisa Yázigi de Barros Santos destacou que o curso superou as expectativas. “A experiência de realização desse curso foi além das nossas expectativas e estamos muito felizes com isso. Superamos a relação professores e alunos, criamos um espaço de troca e refletimos, problematizamos, investigamos, planejamos e criamos de forma coletiva. Tudo entorno desse elemento tão especial, a água, que é a própria representação da vida. Como disse uma aluna, agora nos sentimos agentes de transformação e nunca mais olharemos para um rio de forma indiferente.”
O projeto é uma realização do IPESA (Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais), em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associações dos bairros Praia do Puruba, Sertão do Puruba e Cambucá, Banana Bamboo Ecolodge e patrocinado pelo CBHLN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), FEHIDRO (Fundo Estadual do Recursos Hídricos) e Governo do Estado de São Paulo.
O projeto também gerou uma Cartilha de Manejo Apropriado da Água, com tiragem de 2 mil unidades e que foi distribuída para os moradores dos bairros da Bacia Hidrográfica e para outros moradores, associações e gestores do Litoral Norte. A cartilha também tem uma versão digital que está disponível de forma livre e gratuita para download no site do IPESA e é um dos nossos produtos mais acessados e procuradores pelas pessoas.
Página do projeto e cartilha do projeto para download: