A Sabesp confirmou em ofício à Prefeitura que iniciará os testes de operação das elevatórias da rede coletora de esgoto da Estufa II neste mês de julho.
Segundo a companhia, os trabalhos iniciais também envolverão a comunicação de dados do sistema de automação, limpeza das redes, filmagens das tubulações para a identificação de ligações irregulares e providências junto aos usuários para adequação dos casos constatados.
Ainda de acordo com a resposta da Sabesp à prefeitura, a liberação do sistema e a comunicação à população ocorrerá de forma gradativa, após passado o período inicial de teste, limpeza e adequação.
A rede de esgoto do bairro é uma reivindicação antiga da população e uma das prioridades de cobrança da prefeitura junto à empresa.
Desde 2013, a prefeitura vem acompanhando de perto e firmou parcerias junto à Sabesp para que a rede entrasse finalmente em operação.
Entre as ações conjuntas, destaque para a liberação de construção das elevatórias sob vias públicas do bairro.
A expectativa é de que milhares de pessoas sejam beneficiadas até o final deste ano, colaborando também para a redução do acúmulo de água nas ruas da Estufa 2.