Um total de 35 servidores de diversas secretarias da Prefeitura de Ubatuba participaram de um curso sobre animais peçonhentos que aconteceu na sede da Defesa Civil nos dias 12 e 13 de junho. A maioria dos participantes pertence a setores como controle de endemias e Vigilância Epidemiológica, que são áreas em que esse tipo de conhecimento é essencial.
A palestra, viabilizada pelo Sindicato Rural de Taubaté, faz parte de um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) denominado “promovendo a saúde no campo”, que prevê diversas ações voltadas para a área da saúde. Uma dessas ações é a de animais peçonhentos, prevenção de acidentes e primeiros socorros.
A ministrante foi a instrutora de formação profissional e engenheira agrônoma, Elisângela Cendretti, que destacou a importância de promover uma capacitação como essa em uma cidade como Ubatuba, em que há um cenário que apresenta 80% de mata atlântica. “Precisamos conhecer para não eliminar o animal sem necessidade. O conhecimento faz a gente ter mais respeito por esse tipo de animal no ecossistema e o que fazer, quais providências tomar em caso de acidente”, frisou.
A profissional ainda orientou os presentes como proceder ao se deparar com algum animal que se encaixe nessa categoria. Em Ubatuba, o ideal é acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193, em casos de animal em condições normais ou para a Polícia Ambiental, pelo 3832-2876, se o animal estiver machucado. As orientações são somente observar o animal: não tentar manipular, não se aproximar e nem tentar prender – somente observar o comportamento.