Sistema Eletrônico de Informação
Documentos e processos em plataforma digital
O que é o SEI ?
O SEI – Sistema Eletrônico de Informações – é uma plataforma que transfere toda a gestão de documentos, comunicações e processos administrativos para o meio eletrônico, onde toda comunicação será on-line, em tempo real, com eliminação completa de documentos em papel.
Como nasceu o SEI ?
Com o objetivo de gerenciar o conhecimento institucional de forma totalmente eletrônica, eliminando-se a tramitação de procedimentos em meio físico, e promover a celeridade dos processos de trabalho, em 2009 teve início o desenvolvimento do SEI, por servidores da Justiça Federal da 4ª Região – TRF4.
Quem fornece ?
Através de um acordo de cooperação técnica entre o TRF4 e o Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado disponibilizou o SEI Cidades aos 645 municípios de SP, sem custos nos 2 primeiros anos do projeto. O sistema será mantido e gerenciado pela PRODESP.
A Estrutura
Disponibilizada em padrão 100% WEB, a solução será acessada através de navegador pela internet, sem necessidade de instalação de qualquer complemento. A infraestrutura, a segurança e o gerenciamento serão de responsabilidade da PRODESP – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.
A PRODESP hoje é responsável por armazenar informações estratégicas do governo paulista e dados dos cidadãos, como identidade pessoal, histórico médico, escolar e de segurança pública, entre outros. O Data Center da empresa, é um dos maiores da América Latina.
O SEI na Prefeitura de Ubatuba
O que mudará ?
Desde 28 de Outubro de 1637, data oficial em que a Aldeia de Iperoig foi elevada à categoria de Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, todos os registros de administração pública foram feitos em papel.
A partir da implantação do SEI, todos os documentos e processos administrativos do Poder Executivo da Administração Municipal serão digitais.
Quem vai usar ?
O SEI será utilizado por todas as pessoas que ocupam cargos ou funções nas unidades administrativas do Poder Executivo Municipal.
Sendo: Prefeitura Municipal de Ubatuba, IPMU – Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba, COMTUR, EMDURB, FUNDART e FUNDAC.
Como será implantado ?
A implantação é coordenada pela PRODESP, e executado pela SMTI em conjunto com as demais secretarias, e com o acompanhamento do “Grupo de Trabalho para Execução das Ações de Transformação Digital na PMU” instituído pela portaria nº 640 de 26 de junho de 2023.
O processo de implantação será organizado em etapas:
- Levantamento das Unidades
- Levantamento de Usuários
- Elaboração da Legislação necessária
- Criação de ambiente na PRODESP
- Capacitação dos Multiplicadores
- Capacitação dos Usuários (funcionários)
- Homologação final
- Início do uso do SEI Cidades.
Os Multiplicadores serão servidores integrantes das unidades, que receberão capacitação especial e apoiaram os demais usuários.
A SMTI disponibilizará técnico dedicado e canal de comunicação, para acompanhamento e suporte na fase de capacitação.
Todos os Usuários deverão fazer o curso de Capacitação no Ambiente Virtual de Aprendizado – AVA, disponibilizado pela PRODESP.
Está disponível também manual de Operação e Vídeos de Orientação de Uso (playlist no Youtube).