Pular para o conteúdo
Poder Executivo Municipal
Webmail Acessibilidade
Clima Sem alertas ativos.Risco de deslizamento e alagamento: baixo
Temperatura26°C Céu limpo Índice UV1.7 Vento3 km/h NE Qualidade do arModerada
Detalhes do clima →
Atividade no Quilombo da Caçandoca marca Semana da Agricultura Orgânica

01 de dezembro de 2016

Atividade no Quilombo da Caçandoca marca Semana da Agricultura Orgânica

Programa incluiu montagem de estufa orgânica e rodas de conversa sobre políticas públicas

Fomentar e estimular a produção de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos e produzidos com técnicas agroecológicas é o objetivo da Semana de Agricultura Orgânica de Ubatuba, prevista na Lei Municipal nº 3123 de 2008.

Como parte das iniciativas deste ano, a associação de moradores do Quilombo da Caçandoca fez a montagem na última segunda-feira, 28 de novembro, de uma estufa para a produção de frutas, vegetais e legumes, como tomate cereja, berinjela, salsa, cebolinha, alface crespa, coentro e rúcula.

O quilombo recebeu o apoio técnico da CATI e da APTA, que forneceu o bambu, do Incra, responsável pelas mudas, e do ITESP, para o sistema de irrigação.

Já a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA) da Prefeitura de Ubatuba fez uma apresentação aos quilombolas sobre os programas que estão disponíveis no município para os agricultores familiares. O principal deles é a venda direta de hortifrutigranjeiros para a merenda escolar municipal. Mas há também a feira Espaço Saudável, na qual os produtores orgânicos podem comercializar seus produtos diretamente ao consumidor final. Outro programa que existe no município é o de apoio à produção, com empréstimo de implementos agrícolas, como mini-trator e roçadeira, que agilizam a produção agrícola.

A SMAPA também forneceu orientações adicionais sobre o plano de manejo orgânico.

As políticas públicas voltadas tanto para os agricultores familiares quanto para a agricultura orgânica e agroecológica foram o tema de uma segunda atividade, realizada junto aos estudantes da ETEC de Ubatuba, realizada na terça-feira, 29 de novembro.

02-apoio-tecnico-itesp-cati-smapa