Pular para o conteúdo
Poder Executivo Municipal
Webmail Acessibilidade
Clima Sem alertas ativos.Risco de deslizamento e alagamento: baixo
Temperatura24°C Nublado Índice UV0 Vento6 km/h NO Qualidade do arModerada
Detalhes do clima →
Mais de 450 exames já foram realizados pela Carreta da Mamografia em Ubatuba

09 de maio de 2017

Mais de 450 exames já foram realizados pela Carreta da Mamografia em Ubatuba

Ação é preventiva ao câncer de mama

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba divulgou nesta terça-feira, 9, os dados da Carreta da Mamografia: foram 455 exames realizados desde a chegada do equipamento, no dia 24 de abril, até o sábado, 6 de maio.

O veículo que integra o programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, oferece mamografias gratuitamente e está instalado na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, altura do número 582, no Centro.

A carreta atende a uma demanda reprimida de mais de 700 mulheres que aguardavam pelo exame de mamografia no município. A maior parte das pacientes atendidas são encaminhadas pela secretaria de Saúde. Para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de apresentar pedido médico de mamografia, basta comparecer levando RG e cartão do SUS. Porém, há um limite de, no máximo, cinco vagas por dia para as demandas espontâneas.

“O diagnóstico precoce permite iniciar o tratamento o quanto antes o que oferece chances maiores de cura para pacientes com câncer de mama”, destaca a doutora Aparecida Enomoto, secretária-adjunta de Saúde do município.

O serviço da carreta-móvel está disponível das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, entre 9h e 12h, exceto feriados.

A carreta permanece até o dia 26 de maio, sendo que nessa data serão chamadas as pacientes que eventualmente necessitarem de exames adicionais de esclarecimento, como o ultrassom ou biópsia por agulha fina (PAAF).